Amplie seu conhecimento

Este espaço é reservado para encontrar algumas resposta em relação ao funcionamento dos equipamentos. Espero que auxilie e acrescente novos conhecimentos.

1- O que são contatores?

 
Os contatores são dispositivos de manobra mecânica, não manual,eletromagnética, que têm uma única posição de repouso. São construídos para elevada frequência de manobras, capazes de estabelecer, conduzir e interromper correntes em condições normais do circuito, inclusive suportar sobrecargas no funcionamento. De acordo com a sua aplicação, o contator pode ser utilizado individualmente ou acoplado a relés de sobrecarga. Existem contatores de potência e contatores auxiliares.
 

2- O que são disjuntores ?

 
Os disjuntores são dispositivos de proteção de circuitos mais comuns em baixa tensão. Na maioria das aplicações, são termomagnéticos, equipados com disparo térmico (proteção contra sobre carga – característica de longa duração) e disparo eletromagnético (proteção contra curto- circuito – característica instantânea). Geralmente são instalados em quadros de distribuição.
 

3 - PARA OS MINI-DISJUNTORES, QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS CURVAS B, C E D?

As curvas B, C e D são definidas para o disparo magnético do disjuntor. Cada curva determina a corrente que o disjuntor reconhece como um curto-circuito, tendo como referência a corrente nominal (In) do disjuntor.
 
Pela Norma ABNT NBR IEC 60898:
 
Curva B, disparo magnético entre 3 e 5 vezes o valor de In
Curva C, disparo magnético entre 5 e 10 vezes o valor de In
Curva D, disparo magnético entre 10 e 20 vezes o valor de In
Aplicações:
 
Curva B -> cargas resistivas e cabos longos
Curva C -> iluminação fluorescente, tomadas, aplicações gerais
Curva D -> motores, transformadores